Recarregar meu cartucho ou comprar novo?

Mercado oferece três possibilidades para não “ficar na mão” na hora de imprimir

Recarregar meu cartucho ou comprar novo? Uma dúvida comum que, se você ainda não teve, certamente um dia ainda terá. O pior é quando essa questão vem à tona justamente no momento em que se tem uma demanda grande de impressão, mas a tinta simplesmente acaba. Nessa hora é preciso decidir com rapidez qual é a melhor opção para que a indecisão não seja um atraso para sua demanda.

Mas calma, a partir de agora você vai saber qual é a opção mais adequada opção para a sua demanda. E aí: vai de cartucho novo, compatível ou recarregável?

Quais as opções disponíveis atualmente no mercado?

Antes de saber, de uma vez por todas, se compensa recarregar meu cartucho ou comprar novo, é fundamental entender quais as opções disponíveis no mercado. Atualmente, o setor de informática evoluiu muito e hoje em dia é possível encontrar cartuchos originais, compatíveis e remanufaturados (recarregáveis).

Os cartuchos remanufaturados são aqueles que passam por um processo de recarga e reciclagem. Sendo assim, é reutilizado com a mesma quantidade e capacidade de um original. Por outro lado, os cartuchos compatíveis são novos, porém não são produzidos pela mesma fabricante da impressora. Portanto, apesar de nunca ter passado por um processo de reciclagem, NÃO são considerados originais.

Por fim, os cartuchos originais são aqueles produzidos pela mesma empresa que fabricou a impressora. Esses também podem ser produzidos por empresas autorizadas pela fabricante do aparelho.  

Mas enfim, recarregar meu cartucho ou comprar novo?

Enfim, devo recarregar meu cartucho ou comprar novo? A resposta é depende. Vai depender muito da sua demanda e até mesmo do quanto você está disposto a investir.

Se a sua demanda é por uma impressão de melhor qualidade, por exemplo, a dica é investir num cartucho original. Por outro lado, essa é a mais cara entre as opções oferecidas no mercado. Mas, se a sua impressora ainda está na garantia, algumas marcas exigem que você utilize componentes originais. Entretanto, vale o alerta: forçar você a utilizar produtos deles viola a lei do consumidor.  

Já o cartucho compatível possui mais tinta que as demais opções. Dessa forma, você imprimirá mais folhas, mas raramente conseguirá uma recarga posteriormente. Com o fim da tinta, terá que comprar um novo cartucho compatível, que pode custar apenas 20% mais barato que um original.  Vale a pena fazer as contas e analisar criteriosamente os preços!

Por fim, o cartucho remanufaturado (recarregável) é a oportunidade mais barata no mercado. Pode se dizer que, em termos de qualidade de impressão, é a segunda melhor opção. Pois, na prática, utiliza para recarga a carcaça de um cartucho original que está vazia.

Uma recarga pode ser feita a partir de R$ 15 e, dependendo do cartucho, é possível recarregá-lo mais de uma vez.  Enfim, se a questão for financeira, pode ter certeza: recarregar é a melhor maneira para economizar. Porém, a recomendação é procurar uma empresa especializada nesse assunto, como a Imprima Informática.  

Mitos x Verdades dos cartuchos

1 – O cartucho recarregável pode estragar minha impressora – Mito
Não há nenhuma alteração física ou estrutural do cartucho, por isso não perde suas funções com processo de reutilização.

2 – O cartucho NÃO original pode levar a perda da garantia da impressora – Mito
O Código do Consumidor é bem claro: ninguém pode ser forçado a utilizar produto da marca fabricante.

3 – A recarga de um cartucho é mais barata que a versão original – Verdade
Como dito no texto acima, o cartucho remanufatura é a opção mais barata do mercado.

4 – Qualquer um pode fazer uma recarga de cartucho – Mito
Evite dor de cabeça: faça com empresas especializadas no assunto e garanta o seu serviço.