Qual a melhor impressora para minha casa em 2021?

Alguns aspectos devem ser levados em consideração para escolher o equipamento com melhor custo-benefício

Qual a melhor impressora para minha casa em 2021? Você trabalha home office e não aguenta mais aquela impressora que há anos te acompanha, mas que atualmente mais atrapalha do que ajuda; ou então acaba de ser informado pela empresa que, devido à pandemia de Covid-19, continuará trabalhando em casa e precisará comprar um aparelho.

Diversos fatores devem levados em consideração antes de escolher a impressora ideal para minha casa

Seja qual for a sua situação, ter uma impressora em casa, nova e adequada a sua demanda, pode ser uma grande aliada ao seu trabalho diário. Sem falar no custo-benefício. Muitas vezes, por exemplo, ter a própria impressora vale muito mais a pena do que pagar até R$ 4 por impressão numa papelaria.

Se você está convencido de que precisa de uma nova impressora, não deixe de conferir abaixo nossas dicas para ter a melhor impressora para sua casa em 2021. Vale a pena conferir!

Por que ter a melhor impressora para minha casa?

Para ter a melhor impressora para minha casa, é preciso fazer o investimento adequado, para que a compra e a manutenção do dispositivo em funcionamento de fato compensem. Para isso é fundamental se perguntar: qual é a minha demanda?

Antes de já ir comprando a sua nova impressora, vale a pena fazer um levantamento com as seguintes informações: quantas páginas costumo imprimir por mês? Que tipo de impressão faço com frequência? Vou imprimir imagens ou apenas textos?

Enfim, feito essa espécie de raio-x da sua demanda de impressão, é a hora de ir às compras. Veja abaixo quais opções de impressora no mercado se encaixam melhor a sua demanda doméstica e/ou home office.

O que o mercado me oferece?

O mercado atualmente oferece uma infinidade de modelos e pelo menos um será a melhor impressora para minha casa. Assim, quando o assunto é impressora para se utilizar na própria residência, o mais adequado é investir numa jato de tinta ou a laser. Entre vantagens e desvantagens de cada modelo, as opções mais baratas e que cabem perfeitamente no seu bolso são as jato de tinta, com cartuchos colorido e preto.

Porém, essa escolha só será vantajosa se a sua demanda de impressão for baixa, já que o cartucho é mais barato e também conta com menos tinta. Entretanto, não é preciso comprar sempre cartuchos originais, podendo investir em opções compatíveis e remanufaturados (recarregáveis). Por outro lado, o cartucho colorido é formado por três cores (ciano, magenta e amarela) e uma delas pode acabar antes da outra, forçando você trocar o insumo quando ainda tem tinta em outras cores.     

Diante disso, a melhor impressora para minha casa pode ser os modelos que contêm cartuchos individuais. Elas apresentam excelente custo-benefício, portanto é ideal também para impressões em quantidade média. Nesses modelos, diferente do citado no parágrafo acima, não haverá desperdício de tinta se uma das cores acabar, uma vez que os cartuchos são separados.

Por fim, ainda há modelos a jato de tinta que contam com tanques de tinta. Eles até são mais caros que as impressoras que utilizam cartuchos, mas se encaixam perfeitamente a grandes demandas de impressão, bem como para quem deseja imprimir em maior volume. Esses modelos são capazes de imprimir fotos em papel fotográfico, banners publicitários e documentos de trabalho. Nesse caso, a economia está principalmente no insumo: uma garrafa de tinta com 70 ml é o equivalente ao preço de um cartucho de 7 ml, por exemplo.

Sistema a laser pode ser a melhor impressora para minha casa em 2021?

A melhor impressora para minha casa em 2021 tem grandes chances de ser os modelos a laser, pois possuem o melhor custo-benefício do mercado. Costumam ser até mais caras que os modelos jato de tinta, porém necessita de apenas consumível: o toner preto, que tem maior durabilidade e imprime mais páginas.

Por falar nisso, a qualidade de impressão é outro diferencial das impressoras a laser, que imprimem com alto contraste, com bordas bem definidas. Assim, são ideais para impressões de textos, bem como de contas e recibos. Entretanto, não é um equipamento recomendado para quem deseja fazer impressões coloridas, como fotos por exemplo.

Para esse tipo de impressão, com altíssima qualidade de resolução, tem ainda as impressoras a laser coloridas. Esse modelo tem maior custo de aquisição, já que precisa de quatro toners para funcionar. Portanto, não são indicadas para impressões em grande volume. Para utilizar em casa, o modelo pode ser vantajosa a longo prazo se o foco for imprimir recibos e materiais em grande quantidade.

Seja laser ou jato de tinta, cartuchos, toner ou tambor, o importante é que você jamais deixe sua impressora parada. A dica da Imprima Informática é imprimir, pelo menos, uma única página por semana. Impressora parada pode gerar danos as engrenagens do aparelho, principalmente causando entupimento da cabeça de impressão. Fica a dica!