7 coisas que você não deve fazer com a sua impressora; em hipótese alguma!

Evitar tais ações vão garantir melhor funcionamento e maior tempo de vida útil ao aparelho  

Você sabia que algumas ações você não deve fazer com a sua impressora, em hipóteses alguma? Alguns hábitos do dia a dia até parecerem comuns e pouco prováveis que trarão danos ao equipamento. Entretanto, são atitudes simples que colocam em risco o funcionamento de sua impressora, bem como interfere no tempo de vida útil dela.

Algumas ações, por mais simples que sejam, você não pode fazer com a sua impressora

Puxar a força do papel enroscado na impressora, ou abrir o equipamento sem orientação de um técnico especializado, são duas ações bem simples e rotineiras, mas que você não pode fazer com a sua impressora – ou deve parar de fazer agora mesmo, caso ainda pratique. São atitudes que certamente, cedo ou tarde, vão causar danos a sua impressora.

Quer saber mais o que você não deve fazer com o seu equipamento? Então continue lendo o texto abaixo!

1 – Deixar a impressora desligada por muito tempo

Deixar o aparelho desligado por muito tempo é uma ação que você não deve fazer com a sua impressora. Assim, como qualquer equipamento eletrônico, mantê-lo desligado por muito tempo só vai trazer problemas. No caso de impressoras à jato de tinta esse contratempo pode ser ainda mais sério. Isso porque, sem imprimir, o bico injetor pode entupir e certamente você terá um gastos, digamos, inesperados.

Mas a boa notícia é que para evitar tais contratempos, basta realizar uma ação bem simples. Ou seja, pelo menos uma vez por semana, ligue a impressora e faça uma impressão. Mande imprimir uma página colorida e outra preto e branco. Simples, e fácil de resolver!

2 – Desligar direto da tomada: isso você não deve fazer com a sua impressora!

Desligar a impressora diretamente da tomada, sem utilizar o botão correto para essa função, é uma ação que você não deve fazer com a sua impressora. Isso porque, ao desligar o aparelho da forma adequada, o cabeçote da impressora irá para posição correta, e permitirá que a tinta seja depositada diretamente no papel.

Desligar a impressora diretamente da tomada é um dos maiores erros

Dessa forma, caso seja desativada diretamente da tomada, a peça (cabeçote) pode ficar na posição incorreta. Isso pode causar entupimento ou mau funcionamento, o que interfere diretamente na vida útil da impressora.

3 – Excesso de papel na bandeja: nem mais, nem menos!

É isso mesmo: deixar mais papel que o necessário na bandeja também é uma atitude que você não deve fazer com a sua impressora. As folhas papel geram acúmulo de umidade e, por sua vez, vai fazer com que o equipamento puxe várias unidades, em vez de apenas uma. Sendo assim, isso pode gerar atolamento e, se ocorrer com certa frequência, pode até estragar o periférico do aparelho.

Para quem mora em cidades com úmidas, uma boa dica também é manter o papel dentro de um espaço fechado, como por exemplo em armários e gavetas. Dessa maneira, irão reter menos água. Enfim, a dica geral é sempre colocar o total de folhas de acordo com a quantidades que irá imprimir, ou seja, nem menos nem mais.  

4 – Jamais deixe sua impressora em ambientes abafados

Por falar em espaços úmidos, os ambientes abafados também são inadequados para a própria impressora. Isso porque as partículas de água no ar são causadoras de danos na parte elétrica, o que por sua vez podem provocar curtos-circuitos ou interferência no funcionamento da impressora.

Dessa forma, a dica é manter o aparelho em um local com boa ventilação. Porém, caso não tenha esse espaço, aí vai a dica caseira: ligue o ventilador na direção da impressora e deixe-o ventilando por 20 minutos, na velocidade baixa ou moderada. Gostou?

5 – Tirar o papel a força: você não deve fazer com a sua impressora, viu?! 

Puxar o papel enroscado a força é uma ação inadequada e que você não deve fazer com a sua impressora. Seja com a mão ou utilizando de tesouras, pinças ou alicates, isso só vai trazer danos as engrenagens, ao sistema de tracionamento, bem como a parte física do aparelho. Forçar a saída do papel, pode levar ao risco de ele rasgar num ponto inadequado, o que dificultará ainda mais a sua retirada. Abrir a impressora nem pensar!

Forçar a saída do papel enroscado pode causar sérios danos a impressora

Mas, como agir nesses casos? Para impressoras a laser, o ideal é retirar o toner. Outros modelos – jatos de tinta e laser, possuem uma portinha traseira para facilitar a retirada. Você pode também, de forma bem delicada e com calma, puxar o papel com os dedos, sempre obedecendo o sentido de saída da folha. Mas lembre-se: com todo cuidado do mundo!

6 – Deixá-la suja: você não deve fazer com a sua impressora

A recomendação abaixo é não abrir sua impressora, nem mesmo para limpeza interna. O que não impede de você dar “aquele trato” na parte externa do equipamento. Aliás, você sabia que um dos maiores problemas na hora de fazer manutenção está relacionado a falta de limpeza e acúmulo de poeira e outros resíduos? Sendo assim, basta pegar um paninho úmido e passar em levemente no aparelho. Pronto, vai ficar um brilho!  

7 – Não abra sua impressora, procure sempre um técnico especializado

A gente sabe que a impressora é sua e que você faz com ela o que bem entender. Entretanto, abri-la para fazer limpeza, por exemplo, não é uma ação recomendada. Diversos componentes do equipamento podem sofrer danos permanentes e irreversíveis quando manipulados de forma inadequada. Isso, definitivamente, você não deve fazer com a sua impressora. Portanto, o ideal é que a cada seis meses sua impressora seja limpa por dentro, porém, sempre por um profissional especializado no assunto.  

Quer aumentar a vida útil e ter bom funcionamento de sua impressora? Então fale agora mesmo com a Imprima Informática.