Manutenção em impressoras: confira 5 sinais de quando isso é necessário

A manutenção de impressoras, feita de maneira periódica, pode trazer inúmeros benefícios

A manutenção em impressoras é um serviço indispensável e deve ser feita de forma periódica. Mas, saber quando levá-la para o conserto pode ser um desafio “daqueles”. Muitos, só se atentam a essa necessidade quando o equipamento para de funcionar, e pior: justamente quando é preciso fazer aquela impressão tão importante. Uma situação desgastante para o dia a dia, mas que pode muito bem ser evitada. Você sabia?

Manutenção em impressoras traz inúmeros benefícios e deve ser realizada com frequência

Seja na empresa ou em casa, realizar manutenção em impressoras com certa frequência evitará que você fique “na mão” na hora de imprimir. E não é só isso: estar atento ao bom funcionamento do equipamento permitirá que se gaste bem menos na hora da manutenção, já que os consertos tendem a ser menos complexos. Dessa forma, terá ainda à disposição um aparelho funcionando com 100% de sua capacidade, bem como com maior tempo de vida útil.

Enfim, sua impressora precisa de manutenção! Portanto, é preciso estar atento ao funcionamento diário do equipamento. Se você não sabe como fazer isso, continue lendo o texto porque vamos trazer 5 sinais bem claros de que sua impressora necessita, urgentemente, de manutenção. Vale a pena!  

1 – Manutenção em impressoras: manchas e falhas da impressão

Fique atento, pois as impressoras costumam emitir alguns sinais no dia a dia que alertará você sobre a necessidade de manutenção. Por isso, um deles é quando a folha de impressão sai com falhas ou manchas. Muitas vezes isso tem a ver com sujeira, abrasão ou elementos queimados na cabeça de impressão. Em alguns casos uma limpeza simples pode resolver, mas há situação que a única solução é a troca da cabeça de impressão.

2 – Erros constantes e a necessidade de manutenção

Outra situação comum no dia a dia e sinal de que você precisa de serviços de manutenção de impressoras, é quando começa a dar mensagem de erro. Nesse caso, vários fatores podem ocasionar naquela mensagenzinha desagradável. Verifique cabos de conexão com computador, cartuchos, rede de internet (quando for wireless) e, caso persista a mensagem, procure uma especialista no assunto.   

3 – Manutenção em impressoras: barulhos durante a impressão não é normal  

É claro que nem todas as impressoras são silenciosas e algum barulhinho na hora de imprimir será perceptível. Entretanto, o que não é normal é quando surge aquele barulho que incomoda. Como se tivesse peças soltas ou alguma engrenagem não está “trabalhando” de maneira correta. Quando isso ocorrer, não deixe para depois: manutenção em impressoras já!

4 – Lentidão na hora de imprimir

É claro que cada modelo e marca de impressora têm sua velocidade na hora de imprimir. Porém, quando se leva muito tempo, é sinal de que algo está errado. Um dos motivos para esta lentidão pode ser o desgaste de peças e/ou engrenagens, por isso a manutenção em impressoras se torna indispensável.

Papel atolado é um dos sinais de que sua impressora necessita de manutenção

5 – Atolamento de papel pode ocorrer, mas não com frequência

Atolamento de papel é uma das ações mais frequentes no dia a dia, mas que pode significar que a sua impressora necessita de manutenção periódica. Com certa cautela, você até pode retirar o papel atolado, mas se o problema persistir, o melhor é buscar um profissional para correção do problema.

Enfim, mas porque é importante fazer manutenção em impressoras?

Se chegou até aqui, você já sabe quando sua impressora necessitará de manutenção. Equipamentos eletrônicos, como impressoras, passam por desgaste natural de suas peças. Sendo assim, isso faz com que os equipamentos se tornem mais frágeis e suscetíveis a danos durante o seu uso. Por isso, o mais indicado é fazer manutenção a cada 6 meses, no caso de empresas, e 8 meses para uso doméstico.

Na dúvida, procure sempre uma empresa especializada no assunto, como a Imprima Informática!